Buscar
  • Restaura

Os benefícios da mediação para as empresas

Atualizado: Mar 4


Por Marcia Oliveira




À medida que as empresas se tornaram mais conscientes do crescente custo dos conflitos em termos financeiros e relacionais, passaram a buscar formas de geri-los de maneira mais eficaz.


Desta forma, cada vez mais organizações se beneficiam da adoção dos meios adequados de solução de controvérsias (MASC), com a inclusão de cláusulas como a de mediação nos contratos firmados.

Não surpreende que um ambiente tão complexo, que engloba múltiplas inter-relações entre sócios, funcionários e colaboradores, parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes seja fonte de inúmeros tipos de desentendimentos internos e externos. E estes são potencializados pelos avanços tecnológicos, pois a interconectividade possibilitada pela internet desencadeou um intenso fluxo de comunicação em tempo real, interligando diferentes culturas e jurisdições.


Surgem, assim, mais elementos com potencial de desencadear conflitos e frustração de expectativas. Os resultados podem ser estresse, tensão, perda de foco ou de interesse, rompimento de relações.

Um desentendimento entre sócios, por exemplo, pode levar ao encerramento do negócio, e as consequências podem ser ainda mais danosas em empresas familiares. Muitas vezes as disputas se arrastam nos tribunais por anos, causando incontáveis prejuízos. Indicada para situações que envolvam relações continuadas no tempo e a necessidade de conciliar interesses com base no consenso, a mediação pode ser uma excelente saída quando as pessoas envolvidas na situação conflituosa não conseguem mais dialogar para chegar a bom termo, ou mesmo manter uma comunicação respeitosa.  

A construção da solução pelos próprios envolvidos, contando com o mediador como facilitador do diálogo, leva a uma maior sustentabilidade no tempo, visto que cada um consegue entender melhor o ponto de vista e as necessidades do outro, e negociar um acordo que traga satisfação mútua, no lugar de ter uma decisão imposta por terceiro, da qual as pessoas podem se ressentir, como ocorre no caso de uma decisão judicial.

Outras vantagens da mediação para as empresas são a possibilidade de proteção de informações confidenciais e a preservação da imagem da organização e de seus integrantes.

O Scheinman Institute on Conflict Resolution da Universidade Cornell, o Straus Institute for Dispute Resolution da Escola de Direito da Universidade Pepperdine e o International Institute for Conflict Prevention & Resolution promoveram uma pesquisa com centenas das maiores empresas dos Estados Unidos e verificaram que houve um aumento significativo do uso de MASC na gestão de conflitos ao se comparar os anos de 1997 e 2011. Destaca-se o crescimento do uso da mediação em todos os setores abrangidos pela pesquisa: nada menos que 98% dessas empresas recorreram à mediação nos três anos anteriores a 2011, em contraste com 87% em 1997, sendo que quase a metade informou que usa a mediação com frequência.

A mediação é uma valiosa ferramenta para o tratamento dos conflitos, que privilegia a autodeterminação das partes e cria experiências de comunicação positivas e colaborativas, as quais auxiliam a construir habilidades para um bom relacionamento para o futuro, promovendo um melhor ambiente de convivência nas organizações, com o consequente aumento da motivação e do desempenho profissional. Ela propicia o reconhecimento das diferenças e discordâncias, e seu tratamento de modo dialógico.

Atuar para prevenir e gerir positivamente as controvérsias por meio da mediação tem se revelado uma estratégia que resulta em maior celeridade, economia de custos, preservação da imagem e das relações.

Referência: STIPANOWICH, Thomas J.; LAMARE, J. Ryan. Living with ADR: Evolving Perceptions and Use of Mediation, Arbitration, and Conflict Management in Fortune 1000 Corporations. In Harvard Negotiation Law Review, v. 19.



24 visualizações
Acompanhe nossas novidades
Fale conosco

E-mail: contato@restauradialogos.com

Telefone: 21 99971 2404

  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone Instagram