- Restaura
CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ ONLINE?
No último post do blog, apresentamos os processos circulares e falamos da sua potência para aprimorar o desenvolvimento das soft skills, prevenir e solucionar conflitos.
Hoje vamos conversar um pouco sobre como os processos circulares estão se adaptando a esse momento de pandemia. Quem já leu o artigo anterior, ou já conhece as práticas restaurativas sabe que elas são realizadas de forma presencial, mas diante da pandemia os círculos se tornaram virtuais e vem apresentando ótimos resultados, principalmente quando falamos em compartilhar sentimentos, necessidades e melhorar a interação online das equipes.
Os círculos vêm sendo utilizados pelos facilitadores nas mais diversas plataformas, como zoom, google meets, jitse, entre tantas outras e os depoimentos são surpreendentes.
As ferramentas das plataformas têm auxiliado na construção do espaço de escuta e fala, e oportunizado a todos os membros das equipes, bem como líderes a compartilharem seus SENTIMENTOS, NECESSIDADES, VULNERABILIDADES e MEDOS.
A partir da partilha é possível construir de forma colaborativa uma rede de apoio, um espaço de acolhimento, empatia, segurança onde todos poderão buscar caminhos e soluções para alcançar seus propósitos e assim melhorar a sua vida.
É muito importante, principalmente nesse momento delicado que estamos vivendo, olharmos com atenção para os nossos corpos. Eu vou ao encontro de Kay Pranis (pioneira no tema CCP*) e Otto Scharmer quando digo que nós somos SERES HOLÍSTICOS, isso significa que somos formados por elementos físicos, emocionais, mentais e espirituais.
Nós somos fruto de TODAS as interações e relações de todos esses “CORPOS” que habitam o nosso ser, por isso mais do que nunca precisamos cuidar do nosso SELF (self aqui coloco como centro = coração).
Se quiserem conhecer mais sobre os círculos de construção de paz e a comunicação não-violenta, vamos tomar um café.
Por Muriel Magalhães.
CCP- Círculos de Construção de Paz.